Como a Constelação nos ajuda a ter uma vida mais plena - com Angela Maria Matheus
- BADDU

- 18 de abr. de 2021
- 6 min de leitura

Tivemos uma converse leve e interessante com Angela Maria Matheus, que após 15 anos de atuação como Psicóloga e mais de 10 anos como Facilitadora de Constelações Familiar e Organizacional, nos conta como essa técnica desenvolvida pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hillinger, pode nos ajudar a ter uma vida mais plena. Veja nossa conversa e entenda mais sobre todas as possibilidades envolvidas.

1-) Você poderia nos contar um pouco sobre sua formação?
Angela: O desejo de fazer psicologia surgiu quando ainda era menina e ficava sentada na calçada em frente a minha casa. As pessoas e amigos paravam para conversar, ali comecei a identificar meus interesses e decidi que estudaria Psicologia.
Me formei em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá, e em seguida me especializei em Terapia de Vidas Passadas com enfoque Transpessoal. Em busca de ampliar meus conhecimentos até então, me especializei em Terapias de Florais pelo Instituto Bach do Brasil, em Reike pelo Instituto Brasileiro de Reiki, e em Constelações Familiares pelo Instituto de Gestalt.
Também possuo Certificação Internacional Management Sistêmico em Constelações Organizacionais e Pós-Graduação nível atualização Série Estratégica em RH pela FGV.
Atualmente, possuo 15 anos de experiência profissional nas áreas clínicas, social, empresarial e como facilitadora nas constelações.
2-) Como descobriu o método de Constelação Familiar?
Angela: Descobri o método de Constelação Familiar durante meu próprio processo terapêutico. Quando cheguei para sessão, minha psicóloga me disse: hoje vamos trabalhar com uma técnica nova. Então ela abriu uma caixa cheia de bonequinhos e constelamos. Olhava para tudo aquilo, e ao mesmo tempo em que senti um chamado muito grande, me senti, de alguma forma, bastante familiarizada com o processo realizado.
Tenho imagens vivas até hoje de minha primeira constelação como cliente, e o resultado foi imediato.
Assim que sai do consultório, fui pesquisar mais sobre o assunto, e li o primeiro livro de Bert Hellinger. Posteriormente, comecei a minha formação e mergulhei de coração. São anos de experiência e minha paixão só aumenta.
3-) No que consiste a Constelação Familiar?
Angela: A Constelação Familiar é uma ferramenta terapêutica desenvolvida no início da década de 80 pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hillinger que visa, de forma vivencial, entender antigos padrões, conflitos e doenças que se repetem e que, de alguma forma, impedem o fluxo do amor.
Ao se colocar em uma Constelação, o cliente pode perceber as dinâmicas que atuam por trás de determinada situação ou relacionamento e então, o invisível torna-se visível possibilitando compreensões e novos comportamentos.
Ela despertar movimentos inconscientes capazes de alterar os comportamentos, hábitos ou vícios responsáveis por alguns fatos inexplicáveis de nossas vidas, tais como: ressentimentos sem razão, relacionamentos ou comportamentos destrutivos, fracassos recorrentes, etc.
É uma metodologia que leva a solução/compreensão de problemas pessoais, profissionais ou afetivos que transcendam a esfera pessoal e, ainda que não tenha encontrado uma solução satisfatória mesmo depois de anos de dedicação e/ou terapia.
Além disso, é útil, principalmente, para aqueles que sentem-se aprisionados a padrões repetitivos, comportamentos ou scripts que envolvem suas histórias familiares.
Em uma constelação familiar podemos trabalhar conflitos familiares, problemas pessoais, conflitos entre casais, dificuldades em lidar com perdas, dificuldades em relacionar-se de uma forma geral, depressão, estresse, ansiedade, doenças, dificuldades financeiras, insatisfação profissional, transição de carreira, entre outros temas. Existem duas formas de fazer: em grupo ou individual.
"Em uma constelação familiar podemos trabalhar conflitos familiares, problemas pessoais, conflitos entre casais, dificuldades em lidar com perdas, dificuldades em relacionar-se de uma forma geral, depressão, estresse, ansiedade, doenças, dificuldades financeiras, insatisfação profissional, transição de carreira, entre outros temas."
4-) Além das Constelação Familiares, também há Constelações Organizacionais. Pode nos contar como elas nos ajudam em nossa trajetória profissional?
Angela: Toda organização possui dinâmicas internas. Essas dinâmicas possuem relação com as histórias das empresas (como foi criada, por quem, quais são seus objetivos, etc). Podemos dizer que seriam as personalidades da empresas.
Cada elemento envolvido nessa relação empresarial também possui uma dinâmica pessoal. O importante é observar como esta relação é estabelecida e como se dá a relação da dinâmica pessoal organizacional.
Os elementos envolvidos em uma organização são: sociedade, clientes; funcionários; gerência; produto ou serviço prestado.
Essas relações podem afetar diversos resultados tanto de forma positiva, quanto negativa. Quando os resultados são afetados de forma negativa, o emaranhado se estabelece, trazendo conflitos muitas vezes ocultos. Neste ponto a constelação é fundamental para que se tenha consciência deste emaranhado permitindo que ele seja trabalhado.
A constelação organizacional pode contribuir como: uma ferramenta estratégica, um instrumento diagnóstico, na resolução de conflitos, em questões de lideranças, como um instrumento de mudanças, no processo seletivo, no processo de criação de um produto ou marca no setor de marketing da empresa, entre outros casos. Ela nos leva ao entendimento de algo que não é claro e na compreensão de aspectos ocultos.
Existem duas formas para se fazer uma constelação: em grupo ou individual com bonecos.
5-) Para quem você recomendaria o método, ou em quais casos a Constelação pode auxiliar?
Angela: É uma ferramenta que pode ser vivenciada por todos. Trabalhamos com questões trazidas pelos clientes de diferentes contextos pessoais e profissionais.
6-) Quais são os ganhos, geralmente obtidos após sua aplicação? Quantas sessões são necessárias?
Angela: Os ganhos são inúmeros e todos se beneficiam, tanto quem constela unindo todo o seu sistema familiar, quanto os participantes das sessões em grupo.
Trabalhamos uma sessão para cada questão trazida pelo cliente. As pessoas constelam um tema, e a medida que sentem necessidade. retornam para trabalhar outras demandas pessoais ou profissionais.
7-) Quais são os ganhos para as pessoas que participam das sessões, mas que não estão constelando?
Angela: Quando realizamos as constelações em grupo recebemos inúmeras pessoas que se doam para o sistema de quem está constelando. Estes são os representantes que entram no campo para representar alguém do sistema familiar ou empresarial. Neste campo, as pessoas que representam fatores relevantes no caso constelado também se beneficiam, no sentido de que a energia de quem, ou do que, ele (a) está representando sempre tem algo para contribuir no caminho de transformação para aquela pessoa naquele momento. De uma forma geral todos constelam.
"Visa despertar movimentos inconscientes capazes de alterar os comportamentos, hábitos ou vícios responsáveis por alguns fatos inexplicáveis de nossas vidas, tais como: ressentimentos sem razão, relacionamentos ou comportamentos destrutivos, fracassos recorrentes, etc."
8-) Existe alguma idade mínima para constelar? E para participar das sessões?
Angela: Não. A regra é o bom senso. Apenas temos que ter cuidados, pois as crianças precisam ser preservadas, mas há exceções, há crianças que sentem a necessidade de estarem ali, e respeitamos. Mas, normalmente são os pais que constelam por elas.
Certa vez, ao realizarmos uma constelação familiar de uma mulher, a medida que o campo se formou, sua filha, uma criança, que aguardava na recepção com pai, entrou à nossa sala e ficou. Os movimentos aconteciam, ela observava e a medida que a constelação foi se resolvendo ela saiu. Isto mostra o quanto estamos conectados. E foi fundamental ela estar ali.
9- Quais são, em sua opinião, os recursos extras que a Constelação possui e o que você considera mais especial diante da aplicação desse método?
Angela: Difícil dizer, é tudo tão especial neste trabalho. É um campo de muitas riquezas. São 10 anos de belas colheitas. Um campo que me emociona e me surpreende sempre!
Estamos falando de uma técnica que é puro SENTIR, nos leva a uma compreensão diferenciada para darmos um novo sentido a nossa vida. É curativo, libertador e de profundo amor.
Gosto muito de trabalhar com Exercícios Sistêmicos. São ferramentas simples, mas de muita profundidade. Podem ser aplicados em uma sessão de terapia, em um workshop, em treinamentos, etc.
Alguns profissionais também utilizam a ferramenta do Coaching Sistêmico, que faz toda diferença. Trabalhei em empresas onde direcionamos alguns profissionais para coaching nesta linha. Inclusive para a transição de carreira.
E como mencionamos acima, as constelações possuem ferramentas estratégicas que contribuem muito nas organizações.
10-) Para finalizar, agradecemos sua dedicação e contribuição para entendermos melhor sobre temas tão atuais e relevantes em nossas vidas.
Angela: Gostaria de agradecer pela oportunidade de contar um pouco a vocês sobre meu trabalho. E deixo um convite acolhedor para aqueles que se sentirem tocados, à vivenciar esta ferramenta tão cheia de alma e de amor.
Carinhosamente Angela

Caso queira, converse diretamente com a psicóloga Angela Maria Matheus e a acompanhe em suas redes sociais para estar por dentro de suas novidades
Tel e Whatsapp: (19) 99841-8439
Instagram: @caminhoessencialholambra
Facebook: @caminhoessencialholambra




Comentários