Descubra Quais Transformações a Cerâmica Pode Trazer à Sua Vida - Com Darly Pellegrini
- BADDU
- 18 de abr. de 2021
- 7 min de leitura


O trabalho com a argila nos traz paz, tranquilidade, conexão com nossa essência criativa e realização ao ver lindas peças saindo de nossas mãos. Formada em Artes pela École Nationale Supérieure d'Art et de Design, em Nancy, na França, Darly Pellegrini contou à Baddu tudo sobre o universo da cerâmica, e como pessoas leigas podem usufruir de seus benefícios. Nossa conversa foi super especial, e está recheada de informação, pra você conhecer mais sobre o assunto. Acompanhe abaixo, e converse com a gente ;)
BADDU
Poderia nos contar um pouco sobre sua formação e como a cerâmica passou a fazer parte de sua vida?
Darly
A argila surgiu na minha vida muito cedo. Com 2, 3 anos de idade brincava com a terra molhada na casa dos meus avós, onde morei até os 4 anos. Casa de beira de rio, jardim amplo e muitos perfumes aqui em Sousas. Gostava de olhar o movimento incansável das águas do rio, e desse lugar saíram comidinhas e bichinhos feitos de argila. À medida que fui crescendo, cresceu comigo a vontade de desenhar, pintar e esculpir.
Em 1979 ingressei na Unicamp no curso de pedagogia. Já frequentava um curso de extensão universitária em artes, curso, este que alguns anos depois veio a se tornar a faculdade de artes visuais. Mas quando isso aconteceu não estava mais no Brasil. Em 1982, fui para a França. Morei em Nancy, cidade entre Paris e Estrasburgo. Lá me formei em artes pela École Nationale Supérieure d'Art et de Design.
Na faculdade de artes meus melhores projetos foram em modelagem e meu trabalho de conclusão foi uma instalação com várias figuras humanas dispostas como cascas secas pelo chão de uma sala em L. Abria grandes placas em argila e, com a ajuda de colegas, envolvia parcialmente meu corpo. A argila tomava a forma que eu queria, mas também retraía e rachava. Quando saía daqueles “casulos”, ficava o envelope, a pele trocada de um animal que cresceu. Para mim aquela obra representava minha própria vida. Minha experiência e a frágil permeabilidade de nosso mundo interior frente às adversidades do mundo exterior.
Mas só passei a me considerar artista ceramista depois que comprei meu primeiro forno em 1991. Aí, pude realmente começar a por em prática o que lia e havia aprendido na teoria. sobretudo em formulação de vidrados, fazer minhas experiências e aprender mais com meus erros. Em 2005 apresentei a dissertação de mestrado pela UNICAMP intitulada “O uso da argila como meio expressivo e de autoconhecimento”. Busquei através da psicologia analítica compreender melhor como o processo de criação é capaz de transformar ou pelo menos iniciar uma transformação interna. Para mim sempre esteve muito claro que a argila, ao ser modelada, expressa dúvidas e certezas que transitam entre a técnica e a tentativa de compreender o ser humano, as questões do dia a dia, as relações e suas aspirações mais profundas.
BADDU
O que te motivou a abrir seu Atelier?
Darly
Considero o ensino uma vocação e acredito que só apreciamos e valorizamos aquilo que conhecemos. Comecei muito cedo, ainda na época de faculdade dando aula de cerâmica para crianças. Quando voltei para o Brasil, morei alguns anos em apartamento. Meu forno ficava na área de serviço, mas não parei de dar aulas. Levava sacolas de argila e trazia as peças prontas para queimar em caixas de papelão. Quando, finalmente, me mudei para uma casa, inaugurei meu primeiro atelier, bem menor que este de agora, mas um ganho enorme em relação às minhas idas e vindas de outrora. O Atelier atual tem 15 anos. Projetado e construído pensando nas diferentes necessidades para o ensino e a produção de cerâmica artesanal.
BADDU
De que forma a natureza te inspira na criação de suas peças?
Darly
Sempre fui muito ligada à terra. Costumo brincar que tenho raízes que me alimentam. Adoro plantas, flores, animais, me perco em uma paisagem e o verde representa para mim paz, harmonia, equilíbrio e respeito. A natureza tem vida própria e é doadora de vida. Escolhi um lugar cercado de verde e canto de aves para morar e ter meu atelier. Muitas vezes acordo e depois de cuidar dos animais que tenho, vou procurar se aquela flor já abriu ou se as formigas não comeram algo que plantei ou, simplesmente, desfrutar da abundância dos frutos de uma árvore.
Essa relação para mim é vital e me pergunto até que ponto comecei a representá-la de propósito ou aconteceu quase sem que eu me desse conta. Hoje, o que me fascina é a liberdade que encontro na argila para criar e inventar formas novas, semi-reais, semi imaginárias, onde recombino padrões e troco as cores numa variedade infinita de possibilidades e uma brincadeira sem fim.
Me sinto responsável por transmitir um pouco dessa beleza que encontro no meu dia-a-dia, em um mundo onde a natureza é frequentemente desrespeitada. Minha maior expectativa é provocar uma reflexão sobre nossas próprias responsabilidades perante à preservação da vida. Alcançar esse objetivo seria retribuir um pouquinho do muito que recebemos, mesmo não sendo uma troca justa.
BADDU
Qual parte do processo de trabalho com cerâmica mais te encanta?
Darly
Todas as etapas são ricas e têm seus desafios e ensinamentos. Apesar de me dedicar muito à pesquisa dos esmaltes e ser fascinada pelos efeitos e surpresas que eles produzem, sem dúvida a modelagem é o que me encanta. Ao abrirmos o pacote de argila temos nas mãos uma massa maleável que se submete e nos desafia. Dar forma a esse volume é fascinante. Na cerâmica, estamos sempre buscando expandir o equilíbrio entre nossa vontade e o que a argila nos permite. Depois, é uma questão de respeito às etapas. Tudo tem seu tempo e assim vamos aprendendo a ter paciência.
BADDU
Como funciona o processo de aprendizagem no Atelier? A cerâmica também pode ser praticada por leigos?
Darly
O curso regular de cerâmica não tem duração ou início definidos, e não é necessário ter nenhum conhecimento prévio. A maioria das pessoas que procura por aulas, nunca teve experiência com a cerâmica.
As aulas são semanais com duração de duas horas e meia. Nos primeiros 2 meses, apresento as técnicas básicas de modelagem manual. Depois, a orientação é com base no interesse do aluno, que pode ser em peças utilitárias, esculturas, objetos decorativos, etc. O aprendizado vai acontecendo sempre de uma forma contínua.
O objetivo do curso é proporcionar a oportunidade para que cada um possa, além de adquirir o domínio da técnica, explorar a criatividade e descobrir uma linguagem expressiva própria, em um ambiente acolhedor, agradável e interativo.
BADDU
Poderia nos contar um pouco sobre a "Academia Sou Cerâmica"?
Darly
Somos um grupo de 7 ceramistas com vasta experiência, comprometidos com o ensino e a divulgação da arte cerâmica, além de um convívio delicioso. No início, a proposta do grupo foi oferecer diferentes workshops concentrados em 3 dias para facilitar a vinda de ceramistas de outras cidades e estados. A plataforma nasceu quando Raphael Oliveira, detectou e alargou nosso propósito levando o ensino da arte cerâmica para além das aulas presenciais. Com sua experiência na área de marketing digital, e uma rede de contatos que inclui a equipe Lubna para as filmagens profissionais, Rapha confiou no potencial dos 7 e investiu na plataforma.
A plataforma tem várias opções para quem se interessa por cerâmica: vídeo-aulas com assuntos e técnicas específicas, galeria dos artistas, vídeos curtos com dicas preciosas, blog e loja de insumos e ferramentas. A Academia é a proposta mais recente. Um curso completo com acesso vitalício para leigos e experientes entenderem os conceitos, as técnicas e a prática desta arte milenar. O curso abrange desde os tipos de argila, passando pelas principais técnicas de modelagem e esmaltação até informações sobre tipos de queima e fornos cerâmicos.
Nossa proposta é inovadora no ensino online da cerâmica. Encerramos as inscrições para nossa primeira turma. Queremos acompanhar de perto essas pessoas tirando dúvidas, colocando-as em contato e assegurando confiança para que criem, experimentem e descubram na cerâmica uma forma maravilhosa de expressão.
BADDU
Você acha que o trabalho com a cerâmica pode ser visto como uma terapia? Se sim, de que forma isso acontece?
Darly
A argila é muito usada nos processos de arte terapia, praticados por psicólogos. Estes profissionais dispõem de técnicas e conhecimento para lidar com as dinâmicas internas e normalmente usam a modelagem como um aquecimento, ou como um gatilho ou como um auxiliar para facilitar a expressão, diálogo e compreensão do paciente. Aqui no ateliê sei que a modelagem, frequentemente, objetiva questões e sentimentos nem sempre conscientes.
Como artista plástica, não sou habilitada a lidar com essas questões, mas sei que o aprendizado é capaz de tocar a alma e mexer com a dinâmica interna, gerando alegria e lançando constantes desafios. Tenho certeza de que, mais que ensinar técnicas, desperto nas pessoas que vêm fazer aula, o encantamento pela cerâmica, a criatividade e a confiança de serem capazes. Para muitos, isso representa uma terapia deliciosa!
BADDU
O que de melhor a cerâmica trouxe para sua vida?
Darly
São tantas coisas que vou ter dificuldade em enumerar. A cerâmica me ensinou a olhar os detalhes. Através dela conheço muita gente e me sinto conectada comigo mesma e com outras pessoas. Quando estou trabalhando me sinto totalmente focada, em equilíbrio. O tempo tem outra medida. O respeito, a compreensão das várias etapas que a cerâmica impõe me ensinaram a controlar a ansiedade e lidar melhor com imprevistos. Ela me ajuda a olhar para os outros e para mim mesma com mais carinho, com mais generosidade e com mais sentido.
BADDU
Que dicas você daria para mulheres que buscam algo para fazer que as conectem com suas essências?
Darly
Acho que tudo tem seu momento exato. Os acontecimentos não ocorrem nem antes, nem depois e tudo tem um propósito. Se pensarmos que a essência é aquilo que somos no mais íntimo de nosso ser, antes das nossas decepções, nossos medos, nossas mágoas, eu diria: conecte-se com o que há de melhor em você! Descubra seu potencial e permita-se novas descobertas. Com certeza a alegria de nos sentirmos capazes, desperta nossa confiança e nos faz seres humanos melhores.
BADDU
Foi uma honra ter você aqui na Baddu. Obrigada pela conversa e pelas dicas! Esperamos poder conversar mais vezes. Muito sucesso sempre!
Darly
Agradeço a oportunidade e desejo que a Baddu alcance cada vez mais pessoas, porque é um trabalho muito lindo! Sucesso!!!!
Um pouco mais do trabalho da Darly e de seu atelier

Acompanhe de perto:
Website: https://darlypellegrini.com.br/
Instagram: @darlypellegrini
Facebook: https://www.facebook.com/darly.pellegrini
YouTube: https://www.youtube.com/user/DarlyPellegrini/videos
E você, o que achou? Se animou para transformar argila em artes criadas por você mesmo? Conta tudo pra gente! Espero que tenham gostado! Aproveita e corre lá em nosso Instagram ver o que tem por lá: @bybaddu ;) Um beijo e até a próxima!
Comentários