top of page

Guia De Viagem: Tudo O Que Você Precisa Saber Antes De Ir Pra Chapada dos Veadeiros

  • Foto do escritor: BADDU
    BADDU
  • 18 de abr. de 2021
  • 5 min de leitura


ree
Foto via: www.amandaviaja.com.br/




A Chapada dos Veadeiros é um dos parques nacionais mais famosos do Brasil. Com mais de 30 cachoeiras e diversas trilhas, o lugar é cercado por uma fauna e flora características do cerrado.

Ou seja: é uma das belezas naturais que vale a pena conhecer.


Neste post, conto um pouco da minha experiência com essa viagem. Aqui também tem um mini guia de viagem com tudo que você precisa saber antes de ir para a Chapada dos Veadeiros.



Como chegar


A Chapada dos Veadeiros fica há cerca de 264 km de Brasília e de 460 km de Goiânia. Quando fui, peguei um avião até Brasília e aluguei um carro no aeroporto.


Por ter muitas estradas de terra, o ideal é ir com um carro mais alto, 4x4 se possível. Há muitas estradas de terra para chegar nas trilhas e pode ser que um carro mais baixo não consiga passar por estes caminhos.


Se preferir, também há várias excursões com jeeps que você pode fazer, basta procurar na internet. É o ideal para quem prefere não dirigir e ter um guia o tempo todo para te levar até as cachoeiras.


Onde ficar


As melhores cidades para se ficar são São Jorge, Alto Paraíso de Goiás ou Cavalcante, pois são próximas da Chapada. São Jorge, aliás, é um distrito que fica literalmente dentro do parque - e você pode chegar em algumas trilhas a pé.


Quando fui, fiquei em São Jorge e foi uma ótima escolha! A vila é pequena, mas é bem movimentada com vários bares, restaurantes e hotéis. Todas as ruas da cidade ainda são de terra, mas isso dá um charme especial ao lugar.


Dormimos na Pousada Mundo Dha Lua. Um lugar simples, mas muito aconchegante - e com um café da manhã maravilhoso.


Mas você pode escolher hotéis mais chiques, com piscina, por exemplo, ou até mesmo mais baratos, como hostels. Vale a pena pesquisar antes de reservar. Mas uma dica que eu dou é: independente de onde você ficar, escolha um lugar próximo ao centro, para poder ir a restaurantes e ao mercado à pé. Facilita muito a sua viagem.


Quando ir


Como a Chapada dos Veadeiros fica no cerrado, não há muitas variações de temperatura ao longo do ano. No entanto, há épocas de chuva ou seca, e cada uma possui suas particularidades.



Épocas de chuva


As chuvas acontecem entre outubro e março.


Como estará chovendo mais, você encontrará cachoeiras mais cheias e poderá visitar lugares que costumam fechar durante a época de seca. Porém, as piscinas naturais poderão não estar com as águas tão límpidas. Há também o perigo de encalhar nas estradas de terra por conta das chuvas - e, como já falei, para chegar em qualquer cachoeira, você vai precisar pegar estrada de terra, nem que sejam poucos quilômetros. Fora as trombas d'água, que são comuns de acontecerem nessa época.


Épocas de seca


Essa época vai de abril a setembro. Como já falei, acabei indo para lá em setembro, uma época bem barata de se viajar.


Se você optar por ir entre esses meses, saiba que as cachoeiras podem não estar tão cheias. Inclusive, algumas trilhas fecham nesse meio tempo pela falta de água. No entanto, os rios e piscinas naturais estarão com as águas mais cristalinas.


O tempo seco também é uma desvantagem, principalmente por causa das queimadas que acontecem todos os anos na região. Leve bastante água em garrafas caso você opte por viajar nessa época do ano, pois algumas trilhas são longas e você vai precisar repor seus líquidos com muita frequência.


O que fazer


Além das trilhas e cachoeiras, as cidades principais da Chapada dos Veadeiros são conhecidas por seus eventos culturais, especialmente São Jorge.


Há eventos de música, arte e teatro. Há também feirantes vendendo seu artesanato todas as noites pelas ruas da cidade.


Os bares e restaurantes são ótimas pedidas. Com comida típica, há muitos lugares para você explorar os mais diversos sabores - ou simplesmente tomar uma cerveja, se assim desejar.

Para quem preferir, há também retiros de yoga.




3 atrações naturais que você precisa conhecer


Agora que você já sabe como chegar, onde ficar, quando ir e o que fazer na Chapada dos Veadeiros, vou listar 3 atrações naturais que você precisa conhecer. São lugares muito lindos e merecem sua visita.


1. Cachoeira Santa Bárbara


ree
Foto via: www.amandaviaja.com.br/

Chegar até a cachoeira não é fácil. O lugar fica a 120 km de Alto Paraíso e a estrada é toda de terra. É bem ruim, com pontes que ruíram e lugares em que você precisa passar literalmente por córregos com o seu carro.


A estrada irá te levar até o povoado de Kalunga, uma comunidade de antigos escravos fugidos das fazendas da região. Lá, é necessário contratar um guia na entrada da cidade. Sem guia não há visita.


Nesse valor, está incluso o transporte para a cachoeira da Santa Bárbara e o almoço. Ou seja, é importante chegar bem cedo no lugar, pois como é uma das atrações mais visitadas, eles limitam a quantidade de pessoas que podem entrar por dia.


Então você pega um transporte até a entrada da trilha da cachoeira, e então segue alguns poucos quilômetros a pé por um caminho fácil de ser feito.


E o lugar é lindo, com água azul da maneira como você vê na fotos. É incrível!


Porém, por conta dessa limitação de pessoas, cada grupo de visitantes só pode ficar por lá por 30 minutos - podendo ser até menos em épocas muito cheias.


Ainda assim, com certeza vale a visita!


2. Vale da Lua


O Vale da Lua nada mais é que uma grande composição de pedras destruídas pelo tempo, com um rio atravessando-as, o que lembra a superfície da lua.


Não parece uma visita interessante? Muito pelo contrário! Localizado há 9 km de São Jorge, o lugar é incrível, com uma paisagem que eu nunca vi igual.


Depois de pagar, você faz um trilha leve para chegar até o vale. E é aí que você entra em um ambiente totalmente feito de pedras.


O rio que corre abaixo delas é bravo e o responsável pelas formações de rochas incríveis. Há alguns buracos dentro das pedras em que você pode nadar - e é uma experiência muito gostosa. Não há cachoeiras, mas o Vale da Lua merece ser visto.


3. Almácegas I e II


Localizadas na fazenda São Bento, as cachoeiras Almácegas I e II são atrações belíssimas. Você deixa seu carro estacionado na sede da fazenda, paga uma taxa para entrar e então segue seu caminho por uma trilha moderada até a primeira das cachoeiras.


Há um mirante com uma bela vista da queda d’água. Depois, é só descer até a piscina natural. Aproveite para dar um mergulho - é uma delícia!


Por ser fora de época, quando fomos o lugar estava bem vazio, por isso conseguimos aproveitar as duas cachoeiras muito vem.


Depois de nadar na Almácegas I, basta voltar pelo mesmo caminho e seguir até o topo da Almácegas II. A vista é bem bonita. Dá para descer e curtir mais uma piscina natural cheia de peixes e água translúcida.

As cachoeiras são bem fundas e cercadas por uma mata densa. É um passeio bem gostoso de ser feito.




Nesse post quis trazer um pouco de dicas com a minha experiência pessoal de viagem. Espero que tenham gostado desse modelo e sintam-se à vontade para fazer perguntas sobre o que mais quiserem saber sobre a Chapada.


É um lugar maravilhoso! Tomara que após esse post você tenha sentido ainda mais vontade de conhecer essa beleza natural do nosso Brasil.




ree

 
 
 

Comentários


bottom of page