Um Guia Prático Sobre Autoestima
- BADDU
- 18 de abr. de 2021
- 3 min de leitura

Ser autoconfiante e gostar de si é fundamental para quem deseja ter uma vida mais feliz. Aliás, a postura otimista e positiva diante da vida e de si mesmo é o que define alguém com autoestima elevada.
No entanto, como é possível manter essa postura sem grandes malabarismos ou “fórmulas da felicidade” distantes da realidade? Nesse artigo, mostramos algumas dicas que podem ajudar você a manter sua autoestima. Confira!
1-) Evitando o excesso de autocrítica
Confúcio, o velho sábio chinês, dizia que todo ser humano tem algum motivo para sentir vergonha ao olhar para si mesmo, inclusive ele próprio.
Se nem esse grande sábio estava isento de falhas ou do sentimento de culpa, por que você estaria, não é verdade?
“Embora a reflexão sobre nossos erros seja necessária, ela deve ser encarada como uma forma de correção de atitudes e sentimentos, e não utilizada como autopunição.”
Dito de outro modo, a autocrítica em excesso não tem nenhum efeito positivo. Pelo contrário, ela traz consigo o sentimento de culpa e impotência. Por isso, compreender nossos limites e quais são nossos próprios mecanismos nos liberta da obrigação de atingirmos a perfeição em tudo o que fizermos.
2-) Produtividade é um hábito
Alguns hábitos fazem com que nosso dia-a-dia torne-se mais útil e produtivo, o que gera um maior sentimento de confiança em nós mesmos. Esses são alguns deles:
Planeje seu dia
A melhor forma de aproveitar seu dia e se sentir mais satisfeito consigo, é elaborando um planejamento. Assim, você evita a procrastinação e os pensamentos paralisantes.
Cuidado com metas e objetivos
Se sentir motivado é uma boa maneira de manter a autoestima. Contudo, isso não será possível se você estipular para si metas muito exigentes. Por isso, o ideal é adotar a prática do “devagar e sempre”. E nada de perfeccionismos, que apenas fazem com que exija de si mesmo, algo que não consegue realizar.
Cuide de si mesmo
Falamos sobre algumas maneiras verdadeiras de autocuidado aqui. Todas essas atitudes são maneiras de exercitar o cuidado de si. Ademais, exercícios físicos ajudam a combater a baixa autoestima! Lembre-se: corpo são, mente sã.
3-) Você pode ser sua melhor companhia
O quanto você se sente confortável quando está sozinho?
Pratique mais momentos em que esteja apenas consigo mesmo. Esses momentos em sua própria companhia não devem ser encarados como uma condenação. Aproveite para estar com sua melhor versão e ver o quão agradável essa experiência pode ser tornar.
Estar só, é uma oportunidade incrível de entender-se e de traçar novos planos. Esse é o momento que você poderá dedicar ao atendimento de suas próprias necessidades.
Você sempre quis aprender um instrumento? Gostaria de fazer uma viagem para um lugar exótico ou voltar a frequentar aquele café de que você tanto gosta?
Ao fazer essas atividades sozinho, você poderá sentir todo o prazer de estar consigo mesmo. Sua autoestima agradecerá! Veja aqui algumas dicas de como se amar mais e construir uma imagem diferente de si.
4-) Faça o bem sem olhar a quem
Ajudar as pessoas, mesmo que seja com pequenas atitudes, é uma ótima forma de manter a autoestima em alta.
Evidentemente, essas ações são desejáveis por si mesmas. Contudo, é inegável que o sentimento de satisfação que advém delas é também algo desejável.
Mas, se for para ajudar, pratique as boas ações sem julgamentos morais. Faça o bem sem olhar a quem, tal como diz o ditado popular.
Nem sempre é possível manter a autoestima elevada, certo?
Não caia na armadilha de querer manter sua satisfação em alta o tempo todo! Todos nós temos o direito de nos sentirmos tristes ou desanimados de vez em quando.
O importante é evitar que as preocupações e questionamentos sejam uma constante, o que pode prejudicar seu relacionamento consigo mesmo. Mantenha a calma, respire fundo e conecte-se com o que há de melhor em você!
E você, conhece mais dicas sobre como melhorar a autoestima? Compartilhe seu conhecimento!
Comentários