top of page

Você Está Gastando Mais Do Que Pode Por Conta Das Redes Sociais?

  • Foto do escritor: BADDU
    BADDU
  • 18 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura


ree


Nessa era de redes sociais, é muito comum sermos bombardeados por informações e propagandas dos mais variados produtos. Seja porque seguimos aquela loja cheia que coisinhas lindas ou porque acompanhamos influenciadores e blogueiros que vivem postando os famigerados publi posts, de uma forma ou de outra, estamos sempre recebendo indicações de novos itens para comprar.

Ao mesmo tempo que isso é muito legal, também pode ser bastante prejudicial. Por isso, é importante sempre ficar de olho nas suas finanças e refletir: você está gastando mais por conta das redes sociais?Nós fizemos alguns passos que podem te ajudar a saber se você está sendo mais influenciado pelas mídias online e como fazer para se controlar diante ao bombardeio de informações das rede socias.

Veja abaixo:

1. Anote tudo

O primeiro passo é fazer uma planilha e anotar todos os seus gastos, bem como onde (ou com qual influenciador) você descobriu tal produto.

Isso é importante para identificar os padrões. Se, por exemplo você compra muitas coisas por causa de uma pessoa específica, talvez seja legal repensar a quantidade de conteúdo que você está consumindo desta pessoa.

Ou se você sabe que comprou porque viu anúncios em redes sociais, mas não se lembra de qual ou onde, também é importante anotar. Se você está sendo bombardeado de propagandas sobre itens, é normal que a gente se esqueça. No entanto, isso não pode virar um hábito! Se continuar assim, é possível que você continue gastando até mais do que pode.

2. Faça listas

Sempre que você ver algo que despertou o seu desejo, inclua em uma lista. Isso vai ser bom para você ver quantas coisas você quer - e depois refletir se você realmente quer elas, ou se foi só um desejo passageiro.Além disso, vai te dar um tempo para pensar, antes de sair comprando tudo o que vê por aí.

Se você realmente quiser tudo da sua lista, você já vai ter uma base para se planejar. Ao invés de comprar tudo de uma vez, que tal colocar prazos? Por exemplo, você pode fazer um acordo consigo mesmo de fazer uma compra por mês da sua lista de coisas. Assim, não pesa tanto no seu bolso e acaba se tornando um consumo mais consciente.

3. Separe em casa

Tire um dia para separar tudo que você comprou por influência digital e que está na sua casa. Roupas, sapatos, maquiagens, decoração e até mesmo novas comida.

Quando vemos o material em nossa frente, adquirimos mais ciência de como somos influenciados por pessoas e marcas nas redes sociais. Esse pode ser um passo para refletir se:

  1. Você realmente usa tudo isso que comprou e;

  2. Vale a pena continuar seguindo algumas contas.

A base de todo esse processo, como você pode ver, nada mais é do que a reflexão e o auto entendimento. Esses passos, inclusive, vão te ajudar a perceber quais influências estão te afetando negativamente e a construir um hábito de consumo consciente.

Esperamos que essas dicas te ajudem. Depois conte para nós sua experiência aqui nos comentários.

 
 
 

Comentários


bottom of page