top of page

Insira mais flores em seu dia-a-dia com as dicas da designer floral Jovana Cunha Claro

  • Foto do escritor: BADDU
    BADDU
  • 18 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura


Há quem acredite que as flores existam para nos relembrarem da possibilidade da existência da perfeição em nossas vidas. Suas cores, formas, aromas, grandiosidade de detalhes e diversidades nos encantam a cada momento em que nos aproximamos delas.


Observar uma flor, sentir seu aroma, agradecer pela possibilidade que os sentidos nos dão de poder apreciá-la, pode nos trazer um sentimento imediato de paz e encantamento. Conversamos com a artista plástica e designer floral, Jovana Cunha Claro, para entendermos como inserir as flores em nosso dia-a-dia, a fim de nos aproximarmos de uma das mais belas demonstrações que natureza nos oferece.


Veja nossa conversa e todas as dicas abaixo.





ree



1-) Como iniciou-se sua relação com as flores? Como realiza seu trabalho com as flores atualmente?


Jovana: Sou formada em Artes Plásticas. Já trabalhei como professora em escola pública e com banho e tosa em uma clínica veterinária que era de propriedade de minha irmã. Há 14 anos, quando minha irmã encerrou suas atividades, eu resolvi fazer um curso de arranjos florais pra decorar a festa de 15 anos de minha sobrinha, pois já gostava de decorar as festas da família. Depois disso, surgiram muitas festas de 15 anos, casamentos, etc. Atualmente, faço parte da ABAF, "Academia Brasileira de Artes Florais" e devido à pandemia, além de decorações de eventos, também comecei a fazer buquês de flores e arranjos para decoração de ambientes e para datas especiais.


2-) O que trabalhar com flores representa para você? O que você sente ao criar seus arranjos?


Jovana: Hoje tenho consciência de que estou em meu propósito. Amo fazer arranjos florais, buquês e tudo o que envolve criações manuais. Tenho grande satisfação em realizar sonhos e alegrar a vida das pessoas. O mais incrível é trabalhar com alegria e celebração!


3-) Quais foram os momentos mais especiais de sua carreira?


Jovana: Sempre há momentos especias, cada vez que realizo uma festa, um cliente agradece por eu ter ajudado na realização de um sonho. Mas hé um momento bem especial, que foi poder decorar a festa de 15 anos de uma de minhas filhas.


4-) Você acredita que trabalhar com flores possa nos ajudar a lidar com a ansiedade?


Jovana: Eu acredito que sim, pelo fato das flores serem naturais e pelo encantamento que nos proporcionam. As flores nos distraem, e quando estamos fazendo um arranjo, acalmamos nossos pensamentos.


5-) Agora, vamos falar um pouco sobre a parte prática dos arranjos. Quais são as principais dicas para quem quer começar a fazer arranjos em casa?


Jovana: Para quem possui jardim em casa, um bom começo é colher as flores de seu jardim e fazer uma composição em alguma peça. Por exemplo: um vaso cachepô ou uma fruteira.

6-) Quais são as flores mais indicadas para montarmos arranjos em casa?


Jovana: Todas as flores podem ser usadas para montarmos arranjos em casa. Mas algumas possuem uma durabilidade maior, como as astroemérias, que chegam a durar até 20 dias na água dentro de casa.



Todas as flores podem ser usadas para montarmos arranjos em casa. Mas algumas possuem uma durabilidade maior, como as astroemérias, que chegam a durar até 20 dias na água dentro de casa.


ree
A designer floral Jovana Cunha Claro, em seu atelier, em Mogi-Mirim, no interior de São Paulo


7-) Você possui alguma dica do que podemos fazer para um arranjo durar mais tempo?


Jovana: Algumas flores duram mais do que outras. Troque a água do recipiente em que estiverem, a cada dois dias e vá retirando as que forem murchando primeiro. Depois de uns 5 dias, corte as hastes na base para que elas absorvam melhor a água. Caso estejam na espuma floral, é só ir molhando todos os dias.



Algumas flores duram mais do que outras. Troque a água do recipiente em que estiverem, a cada dois dias e vá retirando as que forem murchando primeiro. Depois de uns 5 dias, corte as hastes na base para que elas absorvam melhor a água. Caso estejam na espuma floral, é só ir molhando todos os dias.


8-) Qual arranjo de flores você montaria para trazer mais calma e serenidade a um ambiente?


Jovana: Eu montaria um arranjo com flores brancas, usaria verde e até cores bem claras que deixam o ambiente calmo e tranquilo. Minhas escolhas seriam entre rosas, lisianthus e copos-de-leite.

9-) E para nos trazer vitalidade, quais flores você escolheria para um arranjo?


Jovana: Eu faria um arranjo com cores mais quentes como amarelo, laranja, vermelho e usaria flores como alstroemérias, lírio e boca-de-leão.



ree
Jovana, em seu atelier, hoje é membro da ABAF, "Academia Brasileira de Artistas Florais"

10-) As flores já lhe ensinaram algo? Você pode nos dizer qual foi seu maior aprendizado?


Jovana: Elas me ensinaram a amar a natureza, a ser grata! O meu maior aprendizado é de que todos os dias temos que ter paciência e que tudo chega até nós, no tempo certo.



Elas me ensinaram a amar a natureza, a ser grata! O meu maior aprendizado é de que todos os dias temos que ter paciência e que tudo chega até nós, no tempo certo.


11-) Agradecemos sua confiança e participação ao nos contar mais sobre uma das maiores demonstrações de beleza da natureza. Lhe desejamos sucesso e uma trajetória cheia de caminhos floridos.


Jovana: Eu agradeço pelo convite e também, pela opotunidade de passar, através de palavras, aquilo que aprendi. Espero que seja útil às pessoas.





Alguns dos buquês feitos por Jovana



Caso tenha interesse, conheça mais sobre o trabalho da Jovana e acompanhe suas novidades através de suas redes sociais:



  • Telefone e Whatsapp: (19) 99702-8278

  • Instagram e Facebook: @jovanacunhaclaro

  • E-mail para contato: jovanacclaro@icloud.com





 
 
 

Comentários


bottom of page